SESA, APCN e CRM promovem o curso “Aedes X Manifestações Neurológicas”

O curso, também online, será em 22 de março, na sede do CRM-PR, em Curitiba, das 8h30 às 17 horas.  A promoção é da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e Associação Paranaense de Ciências Neurológicas (APCN), em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM), e o objetivo é abordar aspectos epidemiológicos, manifestações clínicas com ênfase no envolvimento dos sinais e sintomas neurológicos e envolvimento neuroimunológico. Estão convidados a participar médicos, enfermeiros, infectologistas, técnicos da Secretaria do Estado da Saúde, regionais de saúde, Secretaria Municipal de Saúde entre outros.

As inscrições devem ser feitas no site da SESA – www.saude.pr.gov.br – até o dia 17/03 e as vagas são limitadas.  Haverá também transmissão online para profissionais de fora de Curitiba. Caso opte por acompanhar o evento via web, no dia será disponibilizado um banner na página inicial do site do CRM-PR direcionando para a sala virtual. A coordenação do encontro é das especialistas Dra. Monica Parolin (Vice-Presidente da APCN) e Dra. Mirian Marques Woiski (SESA-PR)

Programção:
8h30- Recepção
9h – Mesa de Abertura
09h10 – Panorama atual da DENGUE, ZIKA VIRUS E CHIKUNGUNYA no Brasil e, em especial, em Recife. Associação com Síndromes Neurológicas.
Palestrantes: Dra. Maria Lúcia Brito Ferreira (Chefe do Serviço de Neurologia do Hospital da Restauração de Recife) e Dra. Maria Durce Costa Gomes Carvalho (Neurologista Pediátrica e Neurofisiologista do Hospital Universitário da Universidade de Pernambuco).

09h50 – Panorama Atual da DENGUE, ZIKA VIRUS E CHIKUNGUNYA no Paraná
Palestrante: Dra. Mirian Marques Woiski (SESA-PR)

10h50 – Mesa Redonda, seguido da apresentação de casos clínicos
Coordenação: Dra. Monica Gomes (Neuroinfectologista, UFPR)
Aspectos Fisiopatológicos e Imunológicos das manifestações Neurológicas nas arboviroses – Síndrome de Guillain Barre | Miosites
Palestrante: Dr. Marcus Vinicius Magno Gonçalves (Joinville-SC)
Eningoencefalites
Palestrante: Dra. Maria Lúcia Brito Ferreira (Chefe do Serviço de Neurologia do Hospital da Restauração de Recife-PE)

* Apresentação de Casos Clínicos
Dra Patricia Coral, Curitiba-PR

14h – Coordenação: Dra. Monica Parolin (Vice-Presidente da APCN)
ZIKA E MICROCEFALIA – Mitos e verdades
Plaestrante: Dra. Maria Durce Costa Gomes Carvalho (Neurologista Pediátrica e Neurofisiologista do Hospital Universitário da Universidade de Pernambuco)

15h – Mesa-redonda
Coordenação Dra. Mirian Marques Woiski (SESA-PR)

Como nos prepararmos para esta epidemia – Notificação, Investigação, Laboratório e Referências.
Palestrantes: Dra. Maria Lúcia Brito Ferreira (Chefe  do  Serviço  de  Neurologia  do  Hospital  da  Restauração de Recife) e Dra. Marion Burger (Infectologista Pediátrica, Epidemiologista da SESA e SMS de Curitiba)

16h – Discussão

Serviço:
Aedes x Manifestações Neurológicas
Data: 22 de março de 2016, das 8h30 às 17h
Inscrições: www.saude.pr.gov.br –  http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=25060
Informaçõesapcneuropr@gmail.com

Fonte: Portal CRM-PR, em 11 março de 2016