SESA PR lança guia rápido para manejo de doenças imunopreveníveis

A Secretariadasd da Saúde do Paraná lançou um novo material para auxiliar profissionais de saúde: o Guia Rápido de Manejo Epidemiológico das Doenças Imunopreveníveis. O caderno dá apoio às áreas de saúde desde a prevenção, o cuidado com o paciente infectado e também na vigilância de casos de doenças que podem ser prevenidas através de vacinas.

O Guia explica agravos como a poliomielite, a coqueluche, a difteria, a influenza, a meningite, o tétano e doenças exantemáticas. De acordo com a chefe do Centro de Epidemiologia da Secretaria da Saúde, Julia Cordellini, o manual vem para facilitar e agilizar o trabalho de profissionais da Atenção à Saúde e Vigilância Epidemiológica.
“Tratamos sobre as questões necessárias para que o diagnóstico possa ser feito com rapidez, os procedimentos de prevenção sejam reforçados e os tratamentos sejam realizados de maneira adequada pelos profissionais da atenção primária”, diz Julia.

VIGILÂNCIA – A chefe do Centro de Epidemiologia também explica que o manual vai reforçar a importância de notificar todos os casos das doenças imunopreveníveis e destacar o valor da atualização do calendário vacinal. “Realizar a vigilância e o controle dessas doenças trará resultados a curto, médio e longo prazo para a saúde pública no Paraná”, salienta.

Além disso, o material apresenta notas com atualizações técnicas do Ministério da Saúde (MS), fichas de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e calendários oficiais de vacinação nacional e estadual. “É um compilado prático de todos os insumos necessários para que o profissional entenda rapidamente como proceder no manejo dessas doenças”, conta Julia.

Elaborado pela equipe técnica da Divisão de Doenças Transmissíveis e Imunopreveníveis da Secretaria estadual da Saúde, a produção contou com a colaboração de diversos setores. “Envolvemos todos os técnicos responsáveis de áreas como vigilância epidemiológica, laboratorial e imunização. Somamos esforços e contribuições diversas para um trabalho qualificado”, fala Julia Cordellini. O material impresso será distribuído aos serviços de saúde do Estado e também está disponível no site da Sesa pelo link: www.saude.pr.gov.br.

POPULAÇÃO – O Guia também tem uma versão em formato cartilha destinada à população: Você Sabia que Essas Doenças Estão Por Aí?, lançado no final de 2015. O mesmo grupo de doenças é apresentado em linguagem didática e de fácil entendimento e será distribuída em unidades da saúde do Paraná.

A cartilha traz informações sobre coqueluche (tosse comprida), sarampo, rubéola, síndrome da rubéola congênita, caxumba, varicela (catapora), síndrome da varicela congênita, paralisia infantil (poliomielite), meningite e tétano acidental. Também chama atenção da população para aspectos como o que é, como se pega, como se prevenir, quais são os principais sintomas e características, e o que a pessoa doente deve fazer. A cartilha também pode ser acessada através do link: www.saude.pr.gov.br

Fonte: SESA PR