2º Congresso Paranaense de Saúde Pública

Homenagem especial  a seis personalidades que participaram ativamente do processo da Reforma Sanitária brasileira e da construção do SUS marcaram a cerimônia de abertura do 2º Congresso Paranaense de Saúde Pública, realizado de 14 a 16 de agosto de 2014, no Centro de Convenções Curitiba.

Com a presença dos secretários estaduais da Saúde (SESA), Michele Caputo Neto, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), João Carlos Gomes, a cerimônia de abertura do 2º Congresso Paranaense de Saúde Pública, na noite de 14 de agosto, reuniu gestores de serviços, profissionais, pesquisadores, estudantes da área da saúde e lideranças comunitárias no Centro de Convenções de Curitiba. E foi de muita emoção para seis personalidades que participaram ativamente do processo da reforma sanitária brasileira e da construção do SUS, e pelas suas ações fizeram a diferença nas décadas de 1970 e 1980.

Foram homenageados pelo iNESCO: Nelson Rodrigues dos Santos, o Nelsão, Darcy Reis, Lília Bueno de Magalhães, Luiz Cordoni Junior, Euclides Scalco e Marcio Almeida.

Veja, de forma resumida, a razão desta importante homenagem do iNESCO a estas pessoas, que, além do vídeo apresentado ao público, contando parte de suas histórias, também ganharam um Memory Book. Todo este material, demonstrando o carinho da Comissão Organizadora do Congresso Paranaense aos homenageados foi produzido pela jornalista Isabella Reis Ferreira, filha da assistente social Darcy Reis.

1-O médico sanitarista NELSON RODRIGUES DOS SANTOS, o Nelsão, que, ainda em 1969, como docente da Faculdade de Medicina do Norte do Paraná – hoje, c